PROJETO “Verde que te quero ver”

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Público Alvoalunos do CEI-20
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível  imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Objetivos Específicos:
 Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta ;
 Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas;
 Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
 Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
 Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
 Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Justificativa:
Nós, educadores, buscamos cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinda mesmo com tantas intempéries. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.

Introdução:
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Além de envolver e sensibilizar as crianças, o Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado.
Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso.
Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
Resultados previstos:
 Maior integração do corpo docente;
 Melhora no nível de socialização do aluno;
 Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
 Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
 Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.
As turmas envolvidas no projeto poderão realizar pesquisas sobre:
 O solo, o clima e intempéries;
 A importância do solo na reprodução das plantas;
 Os cuidados com a preparação do solo;
 As ervas aromáticas e seu valor nutricional;
 Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham as ervas  cultivados na horta;
 Atividades relacionadas ao conteúdo programático a cada faixa etária.

Para implantar o projeto na sua escola, precisamos de:
 Um espaço para desenvolver a horta;
 Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade;
 Recursos como garrafas pet, arames, adubos, mudinhas e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças, literatura específica sobre cultivo – plantas adaptadas  ao sol e  à sombra;
 Escolher o melhor local observando se o espaço é livre de ventos fortes e frios, um local que receba luz do sol a maior parte do dia;
 Conseguir  boas ferramentas e começar o plantio.

As vantagens de ter uma horta em sua escola:
 Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos;
 Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles;
 Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.

Procedimentos:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas.
Atividades:
 Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores aproveitarão para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela;
 Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para o plantio. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, o ancinho, a pá e o regador;
 Um quadro informativo, fixado na horta, sempre trazendo novidades sobre Ecologia, plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho é interessante.

Preparação da terra:
 Depois de uma aula sobre plantio, os alunos começarão a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a;
 Os alunos deverão ser "apresentados" aos vegetais que serão plantados. Em seguida, arrumarão a plantinha na garrafa pet ajeitando-a bem para fixá-la.
. Depois da plantação, os professores devem combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.
 Acompanhamento da plantação;
 Durante a época de crescimento da plantação, podem ser criadas atividades relacionadas à horta, assim como desenvolver trabalhos ligados ao tema "natureza".
 Colheita das ervas (temperos): No final do semestre, os alunos fazem a colheita do que foi plantado.
 Experimentação:
 A fase final do projeto deve ser encarada como uma festa onde todas as turmas se reúnem para comer o que plantaram.
 Graças ao Projeto Horta, as crianças estudam as Ciências na prática. A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade deles e introduz noções de Ciências Naturais desde a Educação Infantil.
CONSTRUINDO UMA HORTA NA ESCOLA
Escolha do local:
Sol e água são prioridades na vida das plantas e, por isso, o lugar onde serão montados os canteiros tem de receber, no mínimo, cinco horas diárias de luz solar e ter por perto uma fonte de água limpa.
Solo
O melhor tipo de solo para a agricultura é o areno-argiloso. Ele apresenta todas as propriedades necessárias para o desenvolvimento das plantas. É possível descobrir o tipo de solo por meio de experiências simples. Veja a seguir duas opções:
Rega:
É um dos principais momentos do cultivo de uma horta. Sem a rega, é impossível o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ela deve ser feita de manhã bem cedo. No caso de dias muito quentes, regue também no final da tarde. Em regiões de clima mais ameno, uma rega ao dia é suficiente. O solo do canteiro ou a terra da sementeira deve receber água de maneira uniforme, até que infiltre abaixo das raízes, sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.
 Ensinar a turma que, para as plantas crescerem viçosas é necessário que tomem cinco horas de sol por dia. Por isso, devem ficar fora da sala de aula. Também precisam de água diariamente. No período de calor, são duas regas, uma de manhã bem cedo e outra no final da tarde. Na hora da colheita, um cuidado é essencial para evitar que as raízes da salsinha e da cebolinha morram: cortar as ervas três dedos acima da terra.
Desenvolvendo os conteúdos
( Cabe ao professor adaptar ao nível de sua turma )
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares, como exemplificamos a seguir:
História / Geografia:
 Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas; para que fim são destinadas ( subsistência e/ou comercialização ); se são rentáveis; por que não mudar; por que mantê-las etc.;
 Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes;
 Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças (inclusive cascas e sementes);
 Fazer a planta do local onde mora para a observação e sugestões de locais mais apropriados para os canteiros.
Matemática:
 Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talos e raízes etc.;
 Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de unidades dos ingredientes, pesos, medidas etc.
Ciências:
 Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano;
 Contrastar o clima durante as estações do ano;
 Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
 Exposição de trabalhos sobre, o desenvolvimento das plantas;
 Palestras, vídeos sobre alimentação saudável;
 A importância dos alimentos;
Português:
 Escrever lista de palavras  (hortaliças);
 Escolher aquelas que mais lhe agradam ao paladar e narrar de que maneira mais gostam de comê-las;
 Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa);
 Criar histórias e personagens com as hortaliças;
 Construir um final para a história iniciada pela professora, usando a horta, hortaliças, vitaminas, sais minerais e concluir com um título etc.;
 Explorar histórias como “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky e “Dona Marta Lagarta” que exploram o tema alimentação saudável;
 Produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas sobre o tema;
 Produção de livros com as receitas que foram degustadas no desenvolver do projeto, explorando o Jornal Cruzeirinho.
E ainda...
 Se o cultivo da horta for feito com as mãos, estimulará a capacidade motora dos alunos;
 Explorar também a percepção da textura do solo, cheiro e umidade;
 Elaborar um cartaz com todo processo em andamento.
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BIBLIOGRAFIA:
 COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural -
Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991.
 PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.
Rio de Janeiro, 1983.

"Horta como o lugar onde crescem as coisas que, no momento próprio, viram saladas, refogados, sopas e suflês. Também isso. Mas não só.
Gosto dela, mesmo que não tenha nada para colher.
“Ou melhor: há sempre o que colher, só que não para comer.”
"Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce e também nós, no que plantamos.
Daí a alegria. E isso é saúde, porque dá vontade de viver.
“Saúde não mora no corpo, mas existe entre o corpo e o mundo - é o desejo, o apetite, a nostalgia, o sentimento de uma fome imensa que nos leva a desejar o mundo inteiro.”
(A HORTA - Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério" )

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